Conheça mais sobre Akita Inu

Precisamente como o sumô e as gueixas, a espécie Akita é vista como uma parte importante do patrimônio nacional do Japão. Esta espécie inclusive é muito tradicional no país por ser vista como um verdadeiro amuleto da prosperidade. A designação da espécie Akita Inu possui duas significações: “Inu” é derivada do termo “cão”, no idioma nipônico; e “Akita” é originado de uma região situada em Honshu.Certos historiadores apontam o surgimento da espécie para cerca de quatro mil anos atrás, apesar disso, os primeiros exemplares conhecidos da espécie foram registrados após o século XV. Originalmente, este cachorro era classificado como de porte grande, sendo usado pelos guerreiros do Japão como cão de defesa e ataque por diversos anos.Durante a Segunda Grande Guerra, um indivíduo cruzou uma cadela da raça Akita com um Pastor Alemão, e as crias foram comercializados para militantes norte-americanos. A partir desse momento, a raça de cão denominada de Akita Americano foi criada, se popularizando de maneira muito veloz e tornando-se a ser vendida em várias localidades do planeta. As duas espécies, “Akita Americano” e “Akita Inu”, ainda coexistem entre si.

Características Físicas do Akita Inu

A espécie Akita Inu conta com uma aparência que lembra a dos lobos. Os cães machos da espécie Akita Inu medem em média 65 a 70 centímetros em altura da cernelha e as cadelas entre 57 até 63 cm. O peso da raça difere de 33 até 50 quilos. Sua pelagem mostra-se de forma dupla, sendo que a pelagem de cima é retilínea e dura e o subpelo condensado e macio.O crânio do Akita Inu é enorme e amassado, a testa ampla e o chanfro é bem definida. O focinho do Akita vai se afunilando gradualmente e o seu comprimento é bem ponderado. Os olhos da raça são bastante afastados e são constituídos em um ângulo obtuso, seus olhos são castanhos, levemente pequeninos iguais aos Spitz. Levemente direcionadas pra a frente e bem eretas, as orelhas são grossas, com uma forma triangular e com as suas pontas bem circulares.Seu pescoço é musculoso, sem papadas, terminando em um peito profundo e largo. As costelas costumam ser levemente arqueadas e o seu dorso é rígido e vigoroso. As partes traseiras são bem desenvolvidas. Sua cauda de inserção se enrola por cima do dorso, fora de ser bem forte, enorme e espessa. Além disso, sua pata é muito forte e arredondada.

Pelagem do Akita Inu

As temperaturas podem estar geladas, todavia a pelagem do Akita procura manter a sua temperatura aquecida, uma vez que os seus pelos são bem impermeáveis. Em especial, a espécie Akita Inu tem uma pelagem bem dura e o pelo inferior oleoso, fazendo com que eles sejam excelentes caçadores debaixo da água. A pelagem de cobertura é lisa, dura e reta, enquanto o subpelo é mais macio, espesso e oleoso. A cernelha e a garupa são revestidas com um pelo um tanto mais comprido e na cauda o pelo é mais alongado do que o resto do corpo.
O cachorro Akita se mostra nas colorações vermelho-fulvo, sésamo (vermelho com extremidades pretas), tigrado e branco.
Além disso, independente de todas as cores que possuir, as pelagens inevitavelmente devem ter a cor Urajiro, isto é, na parte lateral do focinho, abdômen e pescoço, abaixo da cauda e bochechas, e ainda no lado interno das patas vai haver um pelo esbranquiçado.
A sua pelagem é mudada duas vezes por ano. Essa mudança de pelo é bastante abundante e é capaz de levar mais de um mês. Eles se lambem regularmente, exatamente como os gatos, devido a isso eles conservam-se limpos por muito tempo. Dessa maneira, o preferível é que tomem banho com a menor frequência possível, com a finalidade de evitar a diminuição da oleosidade natural da pele. As escovações devem ser feitas habitualmente.

Temperamento do Akita Inu

A característica do cão Akita pode ser determinada como calmo e receptiva, calma, e este se caracteriza por sua lealdade. É considerado um cachorro territorial, ousado, valente, costuma guardar tanto a parentela quanto a propriedade.
Fora do temperamento manso e calmo, o Akita é indicado para donos com mais pulso firme, pois essa espécie necessita obter confiança de seu proprietário, para que este possa instruir este cachorro com muita tranquilidade e disciplina, porém, especialmente, são obedientes e inteligentes.Apesar de não ser ofensivo com gente estranha ao seu convívio, o seu temperamento se altera quando surge alguém que não está presente no seu dia a dia. Alguns cães da raça Akita Inu podem não se socializar com os demais cães, especialmente os de mesmo sexo, devido a sua característica forte e frequentemente dominadora. A fim de que o cachorro Akita Inu possua uma melhor convivência com outros cães, o ideal é que sua convivência comece o quanto antes. O recomendável a fim de que o cão Akita não fique hostil e demasiadamente possessivo é que ele seja treinado desde pequeno, assim o Akita poderá se tornar mais sociável.

Vantagens de ter um Akita Inu

Caso conviva, em especial, desde pequeno, o cão Akita pode ser uma impecável companhia para as crianças. Eles podem ser um pouco distantes com novas pessoas (ou crianças muito barulhentas), entretanto logo se adéquam às novas situações. Os cães da espécie não ladram muito, todavia são bastante vocais e eventualmente “falam”.Eles são muito inteligentes e sensíveis, tornando-se sempre excelentes cães de guarda e proteção, tanto em relação a pessoas de quem goste ou das propriedades que deva proteger. O Akita é um dos 60 cachorros mais espertos do planeta, uma vez que eles detêm uma excelente capacidade de serem treinados e instruídos, particularmente se este adestramento inicia-se desde pequeninos.

Problemas do Akita Inu

O Akita vive em mediana até os 12 anos. Além disto, eles são propensos a displasia em seus quadris ou em seus cotovelos, tudo isto provocado por conta do seu tamanho. Outro problema usual nos cachorros Akita Inu está relacionado a seus olhos. Eles podem sofrer de “Atrofia da Retina”, levando à cegueira; e, também, suas pálpebras se viram pra dentro e ferem suas córneas, este problema é chamado “Entrópio”.É imprescindível que o dono do Akita Inu leve-o ao veterinário regularmente, para que possa fazer exames de rotinas a fim de precaver futuras enfermidades. Fora das já descritas, os cachorros Akita Inu são bastante inclinados a ter epilepsia, por causa disso a visita ao veterinário é muito importante.Somente os cachorros socializados prematuramente apresentam a inclinação para conviver com os demais animais.

Como cuidar do Akita Inu

Os cães Akita Inu podem ajustar-se à vida em prédio, todavia precisam de exercícios diários para manterem-se estáveis e sadios. Quem vive em apartamento deve caminhar com seu Akita todos os dias. Porém, se você mora em grandes casas, com uma área bem ampla, recomenda-se que deixe seu cachorrinho livre para que ele consiga exercitar-se normalmente.Para que você consiga manter os pelos do seu cão Akita Inu bem saudáveis, é preciso que você escove-os todo o dia ou, pelo menos, uma vez a cada semana, evitando que se acumulem nós ou sujeiras, que podem acarretar no porvir uma dermatite.A fim de que os seus cachorros se desenvolvam satisfatoriamente, é necessário também prestar bastante atenção em sua nutrição, pois os cão Akita têm um bom apetite, então mantenha uma alimentação bem balanceada diariamente.A boa higiene é fundamental para a saúde total do seu Akita. Para que seu Akita não se contamine e contraia qualquer tipo de problema por bactérias, o local onde ele vai se estabelecer deve estar bem limpo todo o dia. A boa limpeza também evita complicações de saúde vindouros. No caso do Akita Inu, em especial, é muito importante nunca deixar o lugar onde ele habita molhado no momento após limpeza, a fim de evitar que ele deite e fique úmido, uma vez que isso pode gerar o crescimento de fungos em sua pele ou mesmo alergias.

Filhotes do Akita Inu

O cachorro Akita Inu quando filhote é bonitinho como um bicho de pelúcia. Você deve mostrar a seu Akita Inu que você é quem está no controle. Pela personalidade dominadora e forte do cachorro Akita Inu, este deve ser ensinado desde cedo a fim de que ele conheça os limites.Akitas são cães limpos que não têm dificuldade em saber as regras gerais de higiene. cachorro Akita Inu adoram ficar na companhia de seus proprietários, todavia eles sejam bastante calmos em ficar solitários. Os Akitas Inus são propensos em se entediar e estragar os seus pertences por toda a casa, então uma boa forma de evitar qualquer constrangimento é passear com eles constantemente.Ao escolher um filhote, o mais adequado é sempre olhar os pais da ninhada e ver o comportamento deles uma vez que esta é uma característica genética. A fim de evitar problemas futuros, escolha um petshop ou um canil adequado e confiável. pesquise a fama do vendedor e observe se vale a pena obter qualquer cachorro no local onde você vai adquiri-lo. Preste, sempre, muita atenção no modo como o filhote de cão Akita se comporta. Determinados são mais dominantes e irão precisar de uma instrução mais estabilizado, outros mais submissos, entre outras variantes que controlarão na personalidade do cão quando adulto.

Curiosidades sobre o Akita Inu

Na atualidade, coexistem duas raças de Akita, o Akita Inu e o Akita Americano|Duas raças de Akita
O Akita Inu foi desenvolvido nas zonas noro-orientais do Japão pra a prática da caça grossa, ou seja, o cão era utilizado pra caçar cervos e ursos.O filme “Sempre ao Seu Lado” – que destaca o ator Richard Gere como ator – conta a famosa biografia japonesa do cão Hachiko, um Akita que por amor ao dono passou anos esperando ele regressar do trabalho na estação de trem. Logo que o dono moreu, sem saber o que havia acontecido, o cachorro Hachiko voltou à estação de trem todos os dias por mais de dez anos, na esperança que ele voltasse, até morrer.