O Cachorro Cocker Spaniel – Conheça mais sobre

A Origem da Raça Cocker Spaniel

O vocábulo “Span” foi outorgado através do povo cartaginês no momento em que chegou nas terras espanholas durante uma viagem pelo Mediterrâneo, muitos soldados perceberam uma ampla quantidade de coelhos e pronunciaram em alto e bom som “Span, Span! “, que significa “coelho”, em seu idioma. Isto aconteceu em 500 antes de Cristo. O vocábulo “Spaniel” foi denominado aos cachorros que caçavam estes pobres coelhos, isto é, ganharam a designação “cães coelheiros”.
É concebível que o Spaniel se achasse em países mediterrâneos e também em terras hispânicas. Era, facilmente, um dos primeiros espécimes de cachorros a aparecer em todos os tempos. No Museu Metropolitano de Nova York, existe uma pequena estátua em cerâmica de Spaniel. Este monumento possui mais de dois mil anos, e ele pertence à coleção Chipriota.
Há uma investigação minuciosa a respeito do Spaniel, desenvolvida por Nichilas Cox, e esta publicada em 1803. Esta observa-se no Sportsman’s Cabinet: A raça de cães chamada de Spaniel é de dois tipos, um deles é maior que o outro e os dois são denominados de Spaniels Levantadores. O pequeno se dá melhor à caça em matos, e este se intitula “Cocker Spaniel”. Desta forma podemos assumir que os Cockers Spaniel da Inglaterra tiveram sua nomenclatura a partir da caça a galinhas, ou como muitos pensam, de faisões machos (cockpheasants no idioma britânico).

Temperamento da raça Cocker Spaniel

O Cocker Spaniel Inglês é um predador intrépido, de comportamento meigo, estabilizado, afetivo. Dá-se tranquilamente em um convívio em família, é prazerosa e bem repleto de energia. Essa raça é tão esperta que ela pode perceber, muito antes, o que seu proprietário vai realizar, além de ter muita bondade e rapidez. Apesar de dócil e basicamente amistoso, ainda é tido como um ótimo defensor. Evidencia todo ruído misterioso e se necessário, enfrenta o intruso com braveza.
Célebre por seu caráter radiante, o Cocker Spaniel Inglês é inteligente e resoluto, e demonstra uma grande habilidade de adequação. Ele familiariza-se muito bem com outras raças de estimação, além, também, com outras criancinhas, não tendo interesse a idade ou a altura destas criancinhas. O afago tem que estar a toda a hora presente para esta espécie, pois ela não atura ser tratada com frieza ou descaso. Com um temperamento alegre e dócil, o Cocker Spaniel, se tratado com afeição e muito ternura, será um cachorro fiel e muito parceiro no decorrer de sua caminhada ao seu lado.
Na hierarquia de esperteza elaborada por Stanley Coren, em seu livro A Esperteza dos Cães, o Cocker acha-se na décima oitava colocação, o que reflete-se na sua capacidade de aprendizagem.

Peculiaridades do pet Cocker Spaniel

O Cocker Spaniel da Inglaterra é um cão mediano, vigoroso, atlético, bastante proporcional e compacto. Seu faro é formidável pelo modo como seu focinho é desenvolvido, pois ele é bastante largo, fora sua aparência quadrangular, comprida, e ainda possui um stop bastante estabelecido.
Os olhos são enormes, cheios, mas não protuberantes. As orelhas tem forma lobular, de anexação baixa, na altura dos olhos, e é revestida com uma pelagem alongada, lisa e delicada. Seu rabo segue o nível de seu lombo.
Dispõe de um pelo mediano que deve ser penteado uma vez a cada sete dias. Seu pelo sempre se apresenta alisado, bem delicado. nunca você irá ver um Cocker Spaniel Inglês com um pelo enrugado, rígido ou aramado. Sua franja não é tão peluda como se é capaz de pensar, e seu comprimento vai até os membros inferiores, mais especificamente, por cima dos joelhos.
A coloração dessa raça é bem diversificada. Existem duas formas de se encontrar como as colorações são distribuídas nos Cockers Spaniel Britânicos: eles podem ter uma cor só, chamadas uniformes, ou então uma combinação de colorações, que são intituladas “part colors”.
Ocasionalmente necessita de cortes na região de seu crânio, e cortes em torno dos pés e da cauda bimestralmente. Duas vezes, bimestralmente, higienize suas orelhas.

A Superioridade da raça Cocker Spaniel

Essa raça não provoca cólera nos vizinhos, exatamente pelo fato de não latir com uma certa frequência, e, ainda por cima, o Cocker pode viver tanto em prédios quanto em casas grandes com bastante espaço.
Você pode ter certeza que esta raça brinca bastante, o que faz com que seu momento e de sua família, muito mais alegre, além do jeito atrapalhado que naturalmente possuem.
Essa é uma raça com uma vasta quantidade de energia, logo você e seu cachorro poderão desfrutar por bastante tempo de caminhadas, passatempos de busca, ou esportes como agility ou flyball.

Problemas habituais ao Cocker Spaniel Inglês

A única exceção que pode-se fazer aos Cockers é no que se refere ao seu acasalamento com outras raças, este que foi feito sem um padrão adequadamente orientado. Os cães de pelos dourados – talvez pela fama do desenho animado “A Dama e o Vagabundo” – obtiveram grande comércio e foram afetados por desvios de temperamento e conformação. Durante o processo de expansão da raça, foram muitos os exemplares de todas as colorações a exibir desvios graves de comportamento.
Graças ao pouco ventilamento em seus ouvidos, os Cockers tendem a sofrer determinados problemas nos canais auditivos e inclusive por causa do acúmulo de água. Caso vá banhar o seu Cocker, cubra os ouvidos dele com algum algodão a fim de que a água não passe pelos canais dos ouvidos. Vá a uma loja de artigos veterinários e escolha um produto adequado para esterelizar as orelhas do seu cachorro, o que deve, de preferência, ser realizado de 2 em 2 dias.
Em decorrência da quantidade de pelos entre os dedos, a sujeira e umidade podem ficar retidas, ocasionando frieiras. A fim de evitar o problema é essencial limpar a região ou cortar os pelos muito curtos.

Atividades e perfil psicológico da raça Cocker Spaniel

Cães dessa espécie são bastante ativos e necessitam fazer atividades a cada dia, pelo menos duas ou três pequenas caminhadas por dia. Depois disso, cheque suas orelhas para olhar se não existe nada dentro delas, como espinhos ou algum outro objeto preso às franjas.
Por terem as orelhas caídas, é muito habitual que os Cockers Spaniels desenvolvam dores de ouvido, além de obesidade e catarata, algo hereditário.
A tosa nos Cockers não tem necessidade de ser total! O que deve ser feito é aparar bem a pelagem dorsal, de sua cabeça, na ponta das orelhas, cauda e a almofada de sua pata, todavia carecem de ser preservadas as franjas das orelhas, barrigas e nas patas. Encontre um um profissional no assunto, com o propósito de que ele não realize uma tosa mal feita e deixe o seu cão cortado, bem como se fosse um Poodle.
Você sabia que o banho em demasia pode ser prejudicial para o seu Cocker? Se você banhá-lo em excesso, tem chance de ocasionar problemas em sua pele, como a dermatite, eczema, etc. Com a finalidade de evitar esses transtornos, a escovação diária é a melhor aliada, especialmente nas orelhas.

Filhotes do pet Cocker Spaniel

Quando filhote, o Cocker é expansivo e brincalhão como bem convém a um pequeno caçador. Talvez por seu aspecto de “pelúcia”, a compra por impulso da espécie, sem a avaliação real das condições de cuidar do cão, seja mais forte do que para as demais raças.
O filhote dessa raça é do modelo que não corre de nenhum tipo de atividade ou divertimento, estando decidido a brincar, correr e fazer bagunça. Todavia o adestramento é bastante crucial, porque, por esta raça possuir muita energia, sem o ensinamento, ele pode ficar bem complicado de cuidar.
O Cocker obtém a qualidade de amigo inseperável, geralmente, após os 7 meses.

Curiosidades sobre o Cocker Spaniel

– Em comparação com o Cocker Spaniel, o Cocker Inglês é mais alto, conta com um revestimento menos vasto, e não tem na coloração creme como tantas vezes é notado no Cocker. Seu pelo é mais macio, sendo possível notá-lo na coloração vermelha, preta e castanho, castanho e fígado, sempre com um fundo mais branco;
– Você sabia que os EUA já possuiu um presidente que tinha um Cocker Spaniel Inglês? Seu nome era Shannon, e ele foi parceiro do presidente John Kennedy;
– O cachorro Lupo, também um Cocker Spaniel Inglês, é membro da família real da Inglaterra, sendo tutelado por Príncipe Willian e Kate Middleton. O cachorro é filho de Ella, cachorra dos pais de Kate, Michael e Carole Middleton. Porém, a princípio, o casal Real negou que o cachorro pertencesse a eles. Lupo surgiu em uma das primeiras fotos oficiais do príncipe George, filho do casal;
– Nos EUA, este Cocker é conhecido como Cocker Americano;
– Se o cão caçava aves, então ele era denominado “Spaniel”. Eles eram habitualmente distinguidos por tamanho e pela forma que trabalhavam.