O Cão Samoieda – Tudo o que precisa saber

A origem do Samoieda é bem controversa e complexa, embora existe uma interpretação que é muito aceita no meio dos tratadores – esses cachorros foram empregados pelos povos nômades da região siberiana há mais ou menos 5.000 anos. Esse cão só podia ser encontrado entre estas tribos, daí onde seu nome foi criado. Esses povos utilizavam estes cachorros para tracionar trenós, caçar e para o trabalho no campo.
Por volta do período de 1870 e 1909, os primeiros espécimes desta espécie foram introduzidos para o território inglês, entretanto inclusive não fossem pedigrees. É dito que a Rainha Alexandra gostou tanto da raça que fez o possível para conseguir alavancar a espécie na sua pátria. Podemos avistar atributos destes cachorros em alguns pedigrees modernos.
Os cachorros Samoiedos conquistaram a América no ano de 1906, um exemplar foi oferecido como presente do Grão-Duque da Rússia Nicolau. Em razão de sua belíssima aparência, sua personalidade afetuosa e sua energia como um cachorro puxador de carroças, o Samoiedo vem aumentando a sua popularidade.

Características Físicas do Samoiedo

Essa é uma raça que se assemelha muito a um bicho de pelúcia, seu porte é bastante atlético com uma musculatura bem formada, seus membros são arredondados e amassados com um forramento peludo bem denso, a cabeça tem forma de cunha com seus olhos afundados, orelhas de tamanho mediano bem distanciadas entre si em um posicionamento vertical e o nariz tem tamanho mediano com uma tonalidade escurecida.
A cauda é incrivelmente bonita, trazendo uma pelagem densa e um formato anovelado sobre o lombo e pendendo para qualquer dos lados. A expressão da face é um dos itens fortes desse cachorro – ele parece estar sempre rindo!
Seu pelo é comprido, delicado, liso e levemente volumoso. A cor mais habitual é o branco simples, embora podem ser vistos nas variedades de branco palha, amarelado, branco e amarelo, branco e preto e branco e pardo.

o cao samoieda

Temperamento do Samoieda

Esta raça é muito extrovertida, fazendo o que consegue com o intuito de deixar as pessoas de fora e sua família constantemente contentes! Se habituado, ele vai querer sempre, também, dormir todas as noites acompanhado de seu proprietário. As pessoas idosas adoram esta espécie, porque ela tem uma facilidade em agradá-los e deixá-los mais sorridentes e, especialmente, sendo uma parceria pelo resto de sua vida.
Por causa de ser um cão gerado exclusivamente para o labor, ele precisa de vários exercícios físicos a fim de que consiga gastar esta energia, se isso não ocorrer, ele pode chegar a ser um espécime bem nervoso. Não é indicado conservá-lo preso em correntes ou no interior de casas ou pequenos apartamentos. Se irritados, eles podem se tornar bastante destrutivos, mais barulhentos, mastigadores de móveis e que vão escavar por todo lugar que estiver ao seu alcance.
Pela essenciabilidade de deixar o seu dono mais feliz, eles serão capazes de ser educados, embora não imagine que será simples: eles são muito desobedientes.
O mais adequado é que você possua somente um cachorro desta espécie, dado que eles não se se entendem bem com outros cachorros domésticos!

Vantagens em se ter um Samoiedo

Samoiedos são muito mansos, sensíveis, amorosos, espertos e estão a todo momento com “alegria” na sua face! Encantar o proprietário e todas as pessoas no seu entorno é um forte costume que este cão tem.
Por causa de sua afeição e meiguice, o Samoiedo não vai desejar estar longe de seu dono por muito tempo, o que torna essa espécie bem admirada por todo mundo.
Caso você receba bastante visitas em sua moradia, não irá precisar esquentar a cabeça em prender o cachorro! Samoiedos são bem afetuosos até com desconhecidos, eles vão ser educados com os visitantes dos proprietários.
Os Samoiedos são cachorros muito limpos e não irão dar trabalho em demasia no que se refere a banhos e tosas, mesmo sendo bastante peludos e de cor clara. Por não possuírem glândulas subcutâneas, essa espécie não tem um cheiro forte, que é peculiar nas demais espécies caninas. Em outras palavras, a economia com a limpeza do pet será bem alta!

Pontos fracos do Samoiedo

As práticas físicas devem ser diárias, por sua origem, o Samoiedo não suporta ficar muito tempo parado, se isto ocorrer, a impaciência e o nervosismo podem pegá-lo.
Esses cachorros são muito dóceis, então, se você tem necessidade de um cachorro de guarda, olvide o Samoiedo.
Eles são brincalhões, embora conseguem ser do tipo alegre “teimoso” e tornam-se rebeldes, não obedecendo às ordens dadas pelo dono.
O Samoiedo é um cachorro bem dominante, não é adequado possuir outros animais de estimação junto do Samoiedo, especialmente felinos! Embora, se tiver algum outro bicho em sua residência, adestre o Samoiedo o mais cedo possível para respeitar os companheiros.
Esse cachorro não se acostuma com bastante simplicidade a temperaturas muito elevadas, isto deve-se à sua formação nórdica, ou seja, a climas mais frios.
Essa espécie troca seu pelo regularmente, então é bem habitual ver sua pelagem ao longo da casa.
O Samoiedo possui muitos problemas relativos a sua saúde, como: cor anormal no olho, orelha declinada, ossos desproporcionados, pelo ondulado, características do sexo mal determinadas, displasia coxofemoral, podem ficar surdos, risco de nanismo e a retina pode apresentar uma degeneração gradativa.

Como cuidar de um Samoiedo

o cao samoieda

Só tenha um Samoiedo se você tiver muita energia e disposição para tal, vá brincar com ele ou fazer o seu Samoiedo se movimentar um pouco, pois este cão tem necessidade de dissipar suas energias cotidianamente, quer dizer, se você for desmotivado não tenha um Samoiedo! Um ótimo treino inclusive vai ser fundamental com o intuito de tornar o cachorro mais disciplinado.
Caso você possua outros espécimes no lar é sugerido que o proprietário adestre o Samoiedo desde novo a fim de que ele se torne extrovertido com os demais animais da casa.
O Samoiedo é um cão extremamente teimoso e rebelde, o que o torna muito complicado de colocar limites: ele vai querer ficar dentro do lar e você vai se esforçar para conseguir instruí-lo, logo o adestramento deve ser feito o mais cedo possível! Outra coisa crucial é escovar o pelo do cachorro de duas a três vezes semanalmente a fim de evitar que pelos fiquem espalhados por toda casa.
Todavia, eles são muito apegados com o seu dono, carecendo de muito afeto, cafuné e atenção.

Filhotes de Samoiedo

Esses filhotes são bastante carentes, constantemente pretendendo amamentar e dormir bastante, sem contar que eles são semelhantes a umas “bolinhas de pelo”! Porém não ache que este ciclo é longo: em no máximo dez semanas eles estão desfrutando e sendo plenos “exploradores” pra todo o lado. Esta etapa é a melhor para que o seu proprietário instrua-o, para que a partir do momento que crescer não dê excessivo trabalho. Neste período ele se encontra mais afeito a interagir com outras pessoas, sendo mais fácil ensiná-lo. Posteriormente aos 3 meses o Samoiedo começa a estender a sua autoridade e o criador necessita de aumentar o condicionamento de obediência do cão com mais periodicidade. Após 1 ano de vida, esse cão fica mais sagaz, por conseguinte o seu proprietário deve pôr mais intensidade no seu treinamento com o intuito de conseguir melhores resultados.
Um filhotinho apropriado necessita ser divertido e muito animado. Quanto às suas características físicas, é importante terem olhos amendoados e lábios pretos e com um “sorriso” genuíno da raça. No que tange às orelhas, não se preocupe, elas só se elevarão logo após os três meses de existência. O rabo assenta por cima de seu dorso após os dois meses.

Curiosidades acerca do Samoiedo

O Samoiedo é visto como o cão nórdico mais submisso já visto, porém ele dispõe de um esquisito costume de ficar sempre procurando alguma coisa, principalmente nos buracos que ele escava quando está enfadado.
Na primeira chegada da raça para o território inglês, nem todos eram legítimos de raça nem de coloração branca, alguns eram da coloração de canela e um pouco menor que a espécie original. Alguns destes espécimes se originavam de tribos sedentárias.
O primeiro clube especializado na espécie deu-se origem no período de 1920, e existe até os dias atuais; e, verdadeiramente, as primeiras importações ocorreram no período de 1893.
Em tempos de tempestades de neve, os Samoiedos são capazes de tampar o seu focinho com a própria cauda.
A curvatura de seus lábios dá a impressão de estarem constantemente “sorrindo”..

Deixe uma resposta