Shih Tzu – 10 fatos interessantes

10 fatos interessantes sobre Shih Tzus

shih-tzu

Queremos saber tudo sobre cachorros. Tudo! Mas existem inúmeras raças de cães por aí, e cada um deles é um animal único com sua própria história. É por isso que, toda semana, destacamos uma raça diferente. Nesta semana, aprenda alguns fatos divertidos sobre Shih Tzus.

“Shih Tzu” Significa “Cão Leão”

O nome “Shih Tzu” em chinês significa “cachorro-leão”, refletindo tanto as características de leão da raça quanto a lenda de que Buda cavalgou até a terra nas costas de um leão . O nome mais formal da raça é o tibetano Shih Tzu Kou. “Shih” é chinês para “leão” e “kou” significa cachorro. “Tzu” traduzido grosseiramente significa “filho” ou “filho”.

Shih-Tzu-cachorro

O Shih Tzu é uma das raças de cães mais velhas

As origens exatas do Shih Tzu permanecem misteriosas porque a raça existe há milhares de anos e os detalhes de seu desenvolvimento estão perdidos. Há pinturas chinesas que datam de cerca de 500 EC, que retratam cães que se acredita serem Shih Tzus. Há também documentos descrevendo os cães como presentes para a China do Império Bizantino.

Shih Tzu era a criança oficial da Dinastia Ming

Shih Tzus tem sido popular na China há séculos, mas particularmente durante a dinastia Ming, que durou de 1368 a 1644 dC, Shih Tzus serviu como cão doméstico para a família real durante a maior parte desses anos. Eles permaneceram populares em dinastias futuras, mas quase foram extintos na China após a Revolução Comunista.

Shih-Tzu-cachorro

Shih Tzu todos os descendem de 14 cães

Enquanto a popularidade da raça Shih Tzu estava em declínio na China durante o início do século 20, decolou na Inglaterra. O general Douglas e Lady Brownrigg importaram alguns dos cães para o Reino Unido em 1930. Os Brownriggs possuíam Shih Tzus chamado Ta Chi, Shu Ssa, Yangtse e Tzu Hsi. Todos os Shih Tzus modernos podem ser rastreados até 14 destes cães trazidos para a Inglaterra nos anos 30.

Shih Tzu também são conhecidos como “Cães do Crisântemo”

Enquanto o nome da raça significa “cão leão”, Shih Tzus também são apelidados de ” cães de crisântemo “. O apelido reflete uma aparente semelhança entre o cabelo comprido dos rostos de Shih Tzus e as pétalas de uma flor de crisântemo. É também uma referência indireta à herança chinesa da raça, porque os crisântemos são importantes símbolos culturais chineses.

Soldados americanos levaram Shih tzus para os EUA no século XX

A Segunda Guerra Mundial introduziu militares americanos no exterior. Muitos soldados retornando do teatro europeu e trouxeram Shih Tzus de volta , e a raça rapidamente ganhou popularidade entre os amantes de cães americanos.

shih-tzu-femea

O Akc Primeiro Reconhecou Shih Tzus Em 1969

Embora o Shih Tzus remonte ao início da era comum, eles são relativamente novos no mundo ocidental. Como mencionado anteriormente, Shih Tzus foi introduzido pela primeira vez na Inglaterra na década de 1930 e depois na América após a Segunda Guerra Mundial. Não foi até 1º de setembro de 1969, que o American Kennel Club reconheceu a raça pela primeira vez .

O Shih Tzu É Uma Das Raças De Cães Mais Populares Da América

Durante seus 70 anos ou mais na América, o Shih Tzu se manteve popular. A raça é uma das mais registradas de acordo com a estatística de registro do AKC. Atualmente, é a 15ª raça de cães mais popular nos EUA , embora esse número mostre uma queda recente de 11º em 2012, 10º em 2008 e nono em 2003. Mas apesar da leve queda nos últimos anos, a raça continua sendo amplamente amada.

Shih Tzus São Populares Com Celebridades

Muitas pessoas famosas de todas as esferas culturais possuem ou possuíram Shih Tzus . O Dalai Llama é um fã de Shih Tzu, provando a contínua popularidade da raça no budismo tibetano. A cantora Mariah Carey é dona de dois cães-leão, chamados Bing e Bong. Até mesmo o magnata dos negócios / filantropo Bill Gates tinha um Shih Tzu. Seu nome era Ballmer, presumivelmente em homenagem a Steve Ballmer, ex-CEO da Microsoft.

shih-tzu-filhote

Shih Tzus Era A Criança Oficial Da Dinastia Ming

Shih Tzus tem sido popular na China há séculos, mas particularmente durante a dinastia Ming, que durou de 1368 a 1644 dC, Shih Tzus serviu como cão doméstico para a família real durante a maior parte desses anos. Eles permaneceram populares em dinastias futuras, mas quase foram extintos na China após a Revolução Comunista.

Monges Tibetanos Considerados Shih Tzus Sagrado

Shih Tzus e raças semelhantes estavam presentes nos templos budistas tibetanos , onde os monges tibetanos reverenciavam os cães como sagrados. Mais do que apenas animais de companhia, esses Shih Tzus trabalhavam ao lado dos monges, agindo como cães de guarda ou cães de alarme, e até girando rodas de oração durante os rituais diários de oração budista.

Shih-Tzu-caes

 

fonte: https://www.ocantinhodosbichos.com.br