O Cão Samoieda – Tudo o que precisa saber

A origem do Samoieda é bem controversa e complexa, embora existe uma interpretação que é muito aceita no meio dos tratadores – esses cachorros foram empregados pelos povos nômades da região siberiana há mais ou menos 5.000 anos. Esse cão só podia ser encontrado entre estas tribos, daí onde seu nome foi criado. Esses povos utilizavam estes cachorros para tracionar trenós, caçar e para o trabalho no campo.
Por volta do período de 1870 e 1909, os primeiros espécimes desta espécie foram introduzidos para o território inglês, entretanto inclusive não fossem pedigrees. É dito que a Rainha Alexandra gostou tanto da raça que fez o possível para conseguir alavancar a espécie na sua pátria. Podemos avistar atributos destes cachorros em alguns pedigrees modernos.
Os cachorros Samoiedos conquistaram a América no ano de 1906, um exemplar foi oferecido como presente do Grão-Duque da Rússia Nicolau. Em razão de sua belíssima aparência, sua personalidade afetuosa e sua energia como um cachorro puxador de carroças, o Samoiedo vem aumentando a sua popularidade.

Características Físicas do Samoiedo

Essa é uma raça que se assemelha muito a um bicho de pelúcia, seu porte é bastante atlético com uma musculatura bem formada, seus membros são arredondados e amassados com um forramento peludo bem denso, a cabeça tem forma de cunha com seus olhos afundados, orelhas de tamanho mediano bem distanciadas entre si em um posicionamento vertical e o nariz tem tamanho mediano com uma tonalidade escurecida.
A cauda é incrivelmente bonita, trazendo uma pelagem densa e um formato anovelado sobre o lombo e pendendo para qualquer dos lados. A expressão da face é um dos itens fortes desse cachorro – ele parece estar sempre rindo!
Seu pelo é comprido, delicado, liso e levemente volumoso. A cor mais habitual é o branco simples, embora podem ser vistos nas variedades de branco palha, amarelado, branco e amarelo, branco e preto e branco e pardo.

o cao samoieda

Temperamento do Samoieda

Esta raça é muito extrovertida, fazendo o que consegue com o intuito de deixar as pessoas de fora e sua família constantemente contentes! Se habituado, ele vai querer sempre, também, dormir todas as noites acompanhado de seu proprietário. As pessoas idosas adoram esta espécie, porque ela tem uma facilidade em agradá-los e deixá-los mais sorridentes e, especialmente, sendo uma parceria pelo resto de sua vida.
Por causa de ser um cão gerado exclusivamente para o labor, ele precisa de vários exercícios físicos a fim de que consiga gastar esta energia, se isso não ocorrer, ele pode chegar a ser um espécime bem nervoso. Não é indicado conservá-lo preso em correntes ou no interior de casas ou pequenos apartamentos. Se irritados, eles podem se tornar bastante destrutivos, mais barulhentos, mastigadores de móveis e que vão escavar por todo lugar que estiver ao seu alcance.
Pela essenciabilidade de deixar o seu dono mais feliz, eles serão capazes de ser educados, embora não imagine que será simples: eles são muito desobedientes.
O mais adequado é que você possua somente um cachorro desta espécie, dado que eles não se se entendem bem com outros cachorros domésticos!

Vantagens em se ter um Samoiedo

Samoiedos são muito mansos, sensíveis, amorosos, espertos e estão a todo momento com “alegria” na sua face! Encantar o proprietário e todas as pessoas no seu entorno é um forte costume que este cão tem.
Por causa de sua afeição e meiguice, o Samoiedo não vai desejar estar longe de seu dono por muito tempo, o que torna essa espécie bem admirada por todo mundo.
Caso você receba bastante visitas em sua moradia, não irá precisar esquentar a cabeça em prender o cachorro! Samoiedos são bem afetuosos até com desconhecidos, eles vão ser educados com os visitantes dos proprietários.
Os Samoiedos são cachorros muito limpos e não irão dar trabalho em demasia no que se refere a banhos e tosas, mesmo sendo bastante peludos e de cor clara. Por não possuírem glândulas subcutâneas, essa espécie não tem um cheiro forte, que é peculiar nas demais espécies caninas. Em outras palavras, a economia com a limpeza do pet será bem alta!

Pontos fracos do Samoiedo

As práticas físicas devem ser diárias, por sua origem, o Samoiedo não suporta ficar muito tempo parado, se isto ocorrer, a impaciência e o nervosismo podem pegá-lo.
Esses cachorros são muito dóceis, então, se você tem necessidade de um cachorro de guarda, olvide o Samoiedo.
Eles são brincalhões, embora conseguem ser do tipo alegre “teimoso” e tornam-se rebeldes, não obedecendo às ordens dadas pelo dono.
O Samoiedo é um cachorro bem dominante, não é adequado possuir outros animais de estimação junto do Samoiedo, especialmente felinos! Embora, se tiver algum outro bicho em sua residência, adestre o Samoiedo o mais cedo possível para respeitar os companheiros.
Esse cachorro não se acostuma com bastante simplicidade a temperaturas muito elevadas, isto deve-se à sua formação nórdica, ou seja, a climas mais frios.
Essa espécie troca seu pelo regularmente, então é bem habitual ver sua pelagem ao longo da casa.
O Samoiedo possui muitos problemas relativos a sua saúde, como: cor anormal no olho, orelha declinada, ossos desproporcionados, pelo ondulado, características do sexo mal determinadas, displasia coxofemoral, podem ficar surdos, risco de nanismo e a retina pode apresentar uma degeneração gradativa.

Como cuidar de um Samoiedo

o cao samoieda

Só tenha um Samoiedo se você tiver muita energia e disposição para tal, vá brincar com ele ou fazer o seu Samoiedo se movimentar um pouco, pois este cão tem necessidade de dissipar suas energias cotidianamente, quer dizer, se você for desmotivado não tenha um Samoiedo! Um ótimo treino inclusive vai ser fundamental com o intuito de tornar o cachorro mais disciplinado.
Caso você possua outros espécimes no lar é sugerido que o proprietário adestre o Samoiedo desde novo a fim de que ele se torne extrovertido com os demais animais da casa.
O Samoiedo é um cão extremamente teimoso e rebelde, o que o torna muito complicado de colocar limites: ele vai querer ficar dentro do lar e você vai se esforçar para conseguir instruí-lo, logo o adestramento deve ser feito o mais cedo possível! Outra coisa crucial é escovar o pelo do cachorro de duas a três vezes semanalmente a fim de evitar que pelos fiquem espalhados por toda casa.
Todavia, eles são muito apegados com o seu dono, carecendo de muito afeto, cafuné e atenção.

Filhotes de Samoiedo

Esses filhotes são bastante carentes, constantemente pretendendo amamentar e dormir bastante, sem contar que eles são semelhantes a umas “bolinhas de pelo”! Porém não ache que este ciclo é longo: em no máximo dez semanas eles estão desfrutando e sendo plenos “exploradores” pra todo o lado. Esta etapa é a melhor para que o seu proprietário instrua-o, para que a partir do momento que crescer não dê excessivo trabalho. Neste período ele se encontra mais afeito a interagir com outras pessoas, sendo mais fácil ensiná-lo. Posteriormente aos 3 meses o Samoiedo começa a estender a sua autoridade e o criador necessita de aumentar o condicionamento de obediência do cão com mais periodicidade. Após 1 ano de vida, esse cão fica mais sagaz, por conseguinte o seu proprietário deve pôr mais intensidade no seu treinamento com o intuito de conseguir melhores resultados.
Um filhotinho apropriado necessita ser divertido e muito animado. Quanto às suas características físicas, é importante terem olhos amendoados e lábios pretos e com um “sorriso” genuíno da raça. No que tange às orelhas, não se preocupe, elas só se elevarão logo após os três meses de existência. O rabo assenta por cima de seu dorso após os dois meses.

Curiosidades acerca do Samoiedo

O Samoiedo é visto como o cão nórdico mais submisso já visto, porém ele dispõe de um esquisito costume de ficar sempre procurando alguma coisa, principalmente nos buracos que ele escava quando está enfadado.
Na primeira chegada da raça para o território inglês, nem todos eram legítimos de raça nem de coloração branca, alguns eram da coloração de canela e um pouco menor que a espécie original. Alguns destes espécimes se originavam de tribos sedentárias.
O primeiro clube especializado na espécie deu-se origem no período de 1920, e existe até os dias atuais; e, verdadeiramente, as primeiras importações ocorreram no período de 1893.
Em tempos de tempestades de neve, os Samoiedos são capazes de tampar o seu focinho com a própria cauda.
A curvatura de seus lábios dá a impressão de estarem constantemente “sorrindo”..

Boiadeiro Bernês – Cão de Estimação

O Cão Boiadeiro Bernês é uma espécie muito remota do território suiço, que com o passar dos séculos e com os vários cruzamentos realizados, acabou se tornando o cão que conhecemos nos dias atuais. Com o intuito de manter os rebanhos e os gados protegidos, os “Bernois Bouvier” foram muito solicitados pelos lavradores suíços. No final do século XIX, devido a excelente fama do queijo suíço, os lavradores tiraram o melhor ganho da performance dos cachorros da espécie Boiadeiro Bernês, muito utilizados para tracionar os carros de leite.
O Cachorro Boiadeiro Bernese também pertence aos “Sennenhund”, ou seja, aqueles cachorros das montanhas, contudo apenas ele possui uma pelagem alongada e macia. Nâo se conhece exatamente a sua linhagem, apenas deduções. Determinados especialistas acreditam que sua biografia está na era da incursão romana em território Suiço, na ocasião em que os Mastiffs se mestiçaram com os cães guardadores de rebanho nativos.
O cruzamento produziu um cão vigoroso capacitado para tolerar o clima dos Alpes e servir como cachorro de tração, guardião de rebanho, e cachorro pastor. Não houve muitas iniciativas durante os tempos em manter essa espécie célebre. No final do século XIX essa raça corria o risco de perecer completamente.
Um pesquisador de nome Albert Heim passou a analisar os cães de procedência suíça, chegando até o Boiadeiro Bernese. Contudo, exclusivamente nos baixos Alpes que se acharam estes cães. Após os empenhos de Albert Heim, principiou, deste modo, a difundí-los em todo o continente europeu. A melhor espécie achada tem o título de “Durrbachler”, localizada no território de Durrbach. Desde o progresso da raça, trocou-se o nome para “Boiadeiro Bernese”. O primeiro deles chegou à América no ano de 1926; a comprovação oficial do AKC ocorreu em 1937.

Características físicas do Boiadeiro Bernês

bernese-mountainO Pet Boiadeiro De Berna tem três colorações, tamanho grande e um temperamento bastante aprazível. Ele é inteligente, forte, e tem agilidade instintiva para efetuar as tarefas de proteção e pastoreio pra as quais foi primariamente originado e utilizado na Suíça.
Ele é bem forte, muito grande e tem excelente proporcionalidade. Seus membros são pequenos e ele possui orelhas médias, triangulares e que caem sobre os lados do crânio. Seu rabo é muito espesso e recai sobre o torso. O pelo é afilado, sedoso, longo e preto com vermelho e manchas amarronzadas nas bochechas, olhos, pernas e tórax. O Cachorro Boiadeiro Bernese possui marcas brancas na cabeça, pescoço, peito, patas e extremidade do rabo.

Ele inclusive é bastante parceiro. Se o seu dono está na residência, ele irá fazer o possível com o intuito de se encontrar perto dele, expondo todo o seu coleguismo. Não há maior prazer para o Boiadeiro do que estar junto de quem adora. Se você não possui área ou tempo livre para dar atenção, então não obtenha este cachorro. Eles foram criados para estar sempre junto de seus proprietários.

Pelagem do Boiadeiro Bernês

Seu pelo é maravilhoso: Possui a parte inferior muito peluda e uma camada dupla, engrossada, com a parte de fora longa. Tipicamente tricolor, a quase totalidade de seu corpo tem as cores pretas, enferrujadas e um branco luzente. Constantemente, há uma marcação clara no tórax o qual se aparenta com uma cruz invertida, uma mancha clara em torno dos olhos e na ponta da cauda.
Com uma coloração preta muito intensa, que prevalece pela totalidade de sua constituição física, possui determinadas linhas marrons em seu rosto, acima de seu olho, em seus membros e no dorso. Desde que não ultrapasse o começo de suas pernas, ele é capaz de possuir, inclusive, um pelo branco nos pés.
O pelo desta espécie é fino e longo e para que seja sempre saudável, deve ser escovado com frequência. Durante a primavera e outono acontece uma diminuição considerável de pelagem no Cão Boiadeiro de Berna. O Pet Boiadeiro Bernês detém uma pelagem que cai muito, por isso a necessidade de constantemente escovar usualmente os pelos dele, a fim de que você consiga reter o excesso de pelos caídos por toda sua residência. Pra preservar uma excepcional higiene, ofereça um banho a ele a cada três meses.

Temperamento do Boiadeiro Bernês

bernese-mountainInteligência, astúcia e afetividade são características do Cão Boiadeiro Bernês. Ele inclusive é gentil, sereno e condescendente. Ele aprecia estar com sua família e fica contente quando é incluído nas práticas familiares. Mas não se esqueça de disciplinar a ele como se portar no lar e com as demais pessoas, já que um adestramento é crucial para esta raça. Demorado para amadurecer, ele atinge seu porte adulto bem antes de chegar a maturidade mental.
O Boiadeiro de Berna guarda sua família, apesar de que ele normalmente não seja violento. Acostume-o desde sempre a relacionar-se com pessoas desconhecidas e, preferencialmente, em lugares com inúmeras pessoas conjuntamente, pois ele é muito arisco na ocasião em que não há alguma coisa nova pra ele.
Como todos os cães, o Cachorro Boiadeiro De Berna necessita de socialização antecipada, por esse motivo, essa exposição a diversas pessoas, visões, barulhos e experiências diferentes ainda na ocasião em que juvenil ajuda a certificar que seu cachorrinho cresça e se torne um cachorro balanceado.
Inúmeras demandas são capazes de acometer o comportamento do Boiadeiro: sociabilidade, treino e até motivos genéticos. Cães com apropriados comportamentos são entusiasmados e travessos, dispostos a abordar e ser abordados pelos humanos.

Vantagens de ter um Boiadeiro Bernês

Além da simpatia, ele é capaz de ser um ótimo sentinela, fora de alertá-lo quando sentir o menor vestígio de risco. Este pet é considerado totalmente confiável como um animal doméstico e de companhia da família.

Todas as ações que ele efetua vêm através de seus instintos. Caso você possua crianças em casa, pode ficar relaxado: as crianças irão amá-lo.

Ele é um cão inquieto, pois está sempre procurando alguma coisa para fazer, como um desafio, por exemplo. Encaixa-se muito bem em várias funções divergentes e é um cachorro que quer e está disposto a cativar.

Problemas comuns ao Boiadeiro Bernês

bernese-mountainLargue -o sozinho e você vai possuir um cachorro triste, aflito e chateado. O mesmo ocorre no momento em que não é atribuída uma tarefa distintiva para que desempenhe. Um jardim não é enorme o suficiente para ele. O Cão Boiadeiro Bernese adulto tem necessidade de passeios longos diariamente, de ao menos uma hora, para ficar mental e fisicamente estabilizado.

Nos dias de hoje os Cães Boiadeiros de Berna enfrentam certos problemas relacionados a saúde deles. A espécie conta com um pequeno agrupamento de genes que ocasionou em diversos problemas de saúde associados à endogamia (consanguinidade). Vários espécimes estão sendo criados sem qualquer tipo de padrão, o que está ocasionando estes problemas. Isto tem criado um efeito nocivo a respeito do Cachorro Boiadeiro Bernese como um todo. Para se comprar um Boiadeiro, veja um bom lugar onde adquiri-lo, sua procedência deve ser muito avaliada para que não ofereça determinado tipo de complicação com seu cão.

Como Cuidar de um Boiadeiro Bernês

O Boiadeiro de Berna não deve habitar em apartamento ou condomínio. Pra o seu cão usufruir melhor o espaço, um lar grande com um extenso ambiente é o ideal. Ele inclusive tem energia de sobra. Fora de brincar no pátio, ele carece de pelo menos praticar exercícios intensos todos os dias para se preservar em excelentes condições.
Cuide da saúde bucal do seu Boiadeiro de duas a três vez por semana, para retirar tártaros e bactérias de sua boca. A escovação diária é também mais acertada se você desejar evitar a moléstia das gengivas e o mau hálito.
Corte as unhas uma vez por mês se o seu cão não as gastar normalmente. Se você é capaz de ouvir as unhas baterem no chão é pelo motivo de estarem muito longas. Ocorrerá uma pequena hemorragia se você aparar no lugar incorreto, então terá sérios inconvenientes.
Caso existir odor ruim ou vermelhaço na região das orelhas do seu Boiadeiro, nesse caso leve-o a um veterinário imediatamente. Veja com um veterinário a cerca de qual produto usar para higienizar as orelhas do seu cachorro, assim, posteriormente, higienize-as com um pouco de algodão úmido. Todavia, recorde-se: só limpe a parte externa, não coloque nada no interior do canal de audição.
Confira constantemente se há lesões, erupções da pele ou vestígios de infecção, tal como vermelhão, sensibilidade ou inflamação na pele, no nariz, boca e olhos e nos membros do seu cachorro.

Filhote do Boiadeiro Bernês

bernese-mountain

Caso você queira um pet perfeitamente apropriado em um habitat em família, adapte ele desde novo às interações com as pessoas do lar. Por isso, o proprietário deve determinar desde cedo limites diretos para o Boiadeiro. Ao contrário de outras espécies de animais, por causa de um amadurecimento demorado, o processo de treino do Boiadeiro consome um ciclo maior.
Comece a acostumar seu Cachorro Boiadeiro De Berna a ser escovado e analisado desde filhote. Sempre verifique os membros e a boca do Do seu pet . Para ensiná-lo a se portar corretamente na ocasião em que for necessário ir a alguma atendimento veterinário, comece a oferecer-lhe algum tipo de recompensa e não se esqueça do elogio na ocasião em que ele se portar de forma adequada. Como as escovações vão fazer parte de seu cotidiano, o filhote deve ser habituado ao hábito e limpeza e conservação desde cedo.
Além disto, jamais permita o filhote de Boiadeiro de Berna fazer brincadeiras em ambientes rígidos (como pavimento), pular em excesso ou puxar cargas pesadas até que ele tenha pelo menos dois anos de vida e até que suas articulações estejam totalmente desenvolvidas. A brincadeira comum, na grama, está concedida.

Curiosidades acerca do Boiadeiro Bernês

Com seu pelo denso e belo, o Cachorro Boiadeiro De Berna se adapta satisfatoriamente em climas frios. Por outro lado, com o pelo escuro e enorme estatura, ele é propenso a sentir-se com corpo quente. Em dias bem quentes, não deixe que ele faça demasiado trabalho físico.
Se você deseja possuir um Cachorro Boiadeiro Bernese, entenda que ele exige um excepcional cuidado. Como muitos cães de espécie de grande porte, o Cachorro Boiadeiro De Berna cresce rapidamente entre as idades de quatro e sete meses, tornando-se com tendências a problemas nos ossos e lesões. A dieta deve ser bastante caprichada, com ótima qualidade, rica em nutrientes, porém em uma quantidade certa, para que ele se desenvolva em uma forma moderada.